O Poder da Liderança


Nesta aula fomos separados em formação de trio e cada um alternadamente seria o líder e teria que montar o Tangram.

Esta aula foi muito marcante para mim, pois me fez perceber quanto é importante, assim como funcionário, como aluno e como pessoa o quanto é difícil estar a frente a uma situação onde temos que tomar as rédias. 
Estou numa fase de aprendizagem onde tento absorver o máximo das coisas possíveis, mas o pouco que aprendi nesta aula serviu para salientar ainda mais meu ponto de vista, que um chefe tem uma missão muito difícil perante seus comandos, pois cada gesto e cada maneira de falar pode ser interpretados de mil formas e ser subentendidas de maneiras equivocadas. Aprendi que devemos respeitar como comandados, e também com lideres, saber ouvir e saber se expressar, saber conduzir uma situação de maneira em que os dois lados se sincronizem e se intendam da melhor maneira. Nem todas decisões são acertadas nem todas equivocadas, as vezes erramos querendo acertar, querendo fazer do nosso jeito, nem sempre é a melhor opção, mas devemos ser humildes para reconhecer e admitir isso, e tentar ouvir outras ideias outros pontos de vista. 

Um exemplo foi quando, um ex gerente do meu antigo emprego, não conseguia bater as metas estabelecidas, havia tentado varias maneiras para atingir os objetivos, mesmo assim não conseguiu. Eu como sub-gerente, sugeri oferecer alguma premiação em dinheiro, pois quando trabalhava nas vendas gostava de ganhar dinheiro, de me destacar, então sugeri. Passaram-se dois meses e nada, continuava da maneira dele onde anda não tínhamos conseguido atingir as temidas metas. Até que no mês seguinte, o gerente saiu de ferias, e eu acabei assumindo as responsabilidades da loja. Fiquei com medo, mas me empenhei ao máximo, e a primeira coisa que fiz foi juntar a equipe, e saber o que estavam precisando para vender mais, ouvi-los e tomei a iniciativa de fazer uma competição, onde o vendedor que batesse sua meta individual, ganharia um jantar mais 50 reais. Resumindo tive que abrir o bolso, pois todos os 7 vendedores bateram suas metas e assim a loja também. Meu gerente soube da novidade, e assim que voltou de suas ferias perguntou oque eu havia feito para que isso acontecesse, respondi assim: "Um bom líder sabe das necessidades e da capacidade de sua equipe".